Weby shortcut
Youtubeplay

Apresentação

Atualizado em 04/11/19 08:43.

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO E CONTROLE DA OBESIDADE NO ÂMBITO DO SUS NO ESTADO DE GOIÁS

A obesidade configura-se atualmente como um problema prioritário de saúde pública, com prevalência crescente nas últimas décadas. O enfrentamento da obesidade exige o fortalecimento de ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no âmbito do SUS, em consonância com estratégias eficazes de gestão, monitoramento e avaliação. O objetivo deste estudo é realizar o mapeamento da rede de cuidado da obesidade e capacitar os profissionais e gestores para o diagnóstico, prevenção e controle da obesidade no âmbito da Atenção Básica à Saúde do Estado de Goiás. Participam do estudo os municípios que têm NASF-AB, Polo Academia da Saúde e Projeto Crescer Saudável.

O estudo é realizado em 4 eixos. No primeiro, pesquisa e desenvolvimento, são desenvolvidos diagnóstico situacional da rede de atenção da organização da gestão e da atenção nutricional nos municípios selecionados, com ênfase na identificação da rede de atenção a linha de cuidado da obesidade. No eixo de formação são realizados 24 cursos, sendo dois pilotos, doze para gestores e representantes do conselho municipal de saúde e doze para profissionais da saúde envolvidos na linha de cuidado da obesidade. Esses são semipresenciais com supervisão direta de tutores no conteúdo prático do curso. São utilizadas metodologias ativas fundamentadas no princípio da educação permanente.

O eixo de monitoramento e avaliação consiste no acompanhamento das ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde e gestores para o manejo da obesidade após curso de formação. O quarto eixo, divulgação científica, é realizado por meio de eventos científicos para apresentação das experiências inovadoras para o enfrentamento da obesidade identificadas nas Regionais de Saúde de Goiás e estruturação e manutenção de um canal de divulgação sobre ações para prevenção e controle da obesidade, além de publicações em eventos e periódicos científicos. As atividades da presente proposta contribuem para o aperfeiçoamento e qualificação da atenção nutricional, da organização dos serviços e gestão das ações de alimentação e nutrição por meio o desenvolvimento de pesquisas, realização de cursos de formação, seguido da divulgação e discussão com os atores envolvidos, além de avaliar e monitorar a efetividade das ações realizadas.