primeiro-encontro-profissionais

Primeiro Encontro Presencial: Curso Profissionais de Saúde

No dia 22 de outubro ocorreu o primeiro encontro presencial do Curso de Formação para Profissionais (G0 e G1).

Município: Goiânia (G0 e G1)

Local: FANUT - UFG

Data: 22/10/19

Duração: 08:00 às 12:00 horas

 

Equipe 

Facilitadores: Jacqueline G. Ravange e Isabella Christine Andrade

 

Alunos: 35 alunos

 

DESCRIÇÃO DO ENCONTRO

 

O encontro ocorreu no miniauditório da Faculdade de Nutrição - UFG às 08h15. O acolhimento dos alunos foi feito pela bolsista Isabella que deu as boas-vindas, entregou a pasta aos alunos (que continha folhas chamex em branco, caneta, programação e os planos de ação dos gestores) e recolheu as assinaturas na lista de frequência. Uma mesa com café, água e biscoito estava posta na sala para os cursistas. 

Após o acolhimento iniciamos uma dinâmica de apresentação, onde as facilitadoras se apresentaram e posteriormente os cursistas, dizendo nome, profissão, o distrito ou município e em uma palavra o que esperavam do curso. Diversos profissionais da área da saúde estavam presentes como: nutricionistas, enfermeiras, professores de educação física, dentistas, técnicos em saúde bucal, psicólogas e agentes de saúde, além de duas estagiárias de nutrição. As palavras escolhidas pelos alunos para descreverem o que esperavam do curso foram: crescimento, aprendizado, conhecimento, troca de experiências, alegria, muito aprendizado, novas perspectivas, aprimorar conhecimento, desafío, resultados no controle do sobrepeso e obesidade. Foi feita também uma breve apresentação do Projeto pela facilitadora Jacqueline.

Na sequência, entregamos o questionário de problematização da realidade sobre obesidade para os participantes responderem de forma individual. Após o término, um aluno de cada município se voluntariaram para responder três perguntas: “Você esteve envolvido(a) no cuidado com alguma pessoa ou grupo de pessoas com obesidade recentemente?”, “No seu serviço são desenvolvidas atividades voltadas para pessoa obesa? Quais?”, “Você considera estas atividades efetivas?”. Os alunos que eram do mesmo município puderam complementar a fala do cursista voluntário. Este momento gerou uma série de discussões interessantes os principais pontos levantados foram: falta de articulação multi e interprofissional, falta de adesão/interesse da população com as atividades desenvolvidas na atenção básica e resistência da família em levar crianças para acompanhamento, falta de comunicação entre gestores e profissionais de saúde e falta de apoio e incentivo financeiro para as atividades, que levam como consequência ações desarticuladas e pequenos resultados.  Houve um contraponto, uma vez que além de Goiânia estavam presentes outros dois municípios, Inhumas e Petrolina, nestes municípios o fator mais prejudicial segundo os alunos em relação às atividades de controle e enfrentamento da obesidade na Atenção Básica, seria a falta de adesão/interesse da população, embora tenham recursos e estrutura, e que os outros fatores não interferem tanto na atuação dos mesmo. 

Nesta etapa, foi apresentada a estrutura do curso de formação para os alunos, objetivos, carga horária, conteúdos e a equipe envolvida. Foi apresentada também a plataforma EaD que os cursistas usarão, eles acompanharam o processo pelo celular e alguns demonstraram  problemas com o acesso por andia não estarem inscritos ou por terem se inscrito há poucos dias. Ao final, houve um momento destinado às dúvidas e liberação para o intervalo. 

Após o intervalo, os gestores foram convidados à sala dos profissionais para apresentarem o produto final do seu curso, o Plano de Ação para Enfrentamento e Controle da Obesidade. Além das apresentações as coordenadoras do curso Maria do Rosário e Ida Helena e o professor do curso de gestores Paulo Henrique fizeram comentários no intuito de complementar a apresentação e gerar reflexões sobre as ações propostas, foi aberto também para que os profissionais participassem das discussões. 

Por fim, foram entregues fichas de avaliação do momento presencial e feita a foto da turma. 

 

primeiro-encontro-profissionais

Categorias: Notícias