Apresentação

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO E CONTROLE DA OBESIDADE NO ÂMBITO DO SUS NO ESTADO DE GOIÁS

A obesidade configura-se atualmente como um problema prioritário de saúde pública, com prevalência crescente nas últimas décadas. Devido a sua complexidade e etiologia multifatorial, o enfrentamento da obesidade exige o fortalecimento de ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no âmbito do SUS, em consonância com estratégias eficazes de gestão, monitoramento e avaliação. 

Nesse contexto, o estudo nacional intitulado Enfrentamento e Controle Da Obesidade No Âmbito do SUS, está sendo realizado em 24 estados do Brasil por meio de uma parceria do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Universidades Federais. 

O Grupo de Estudo da Obesidade no Âmbito do SUS da UFG (GEOSUS/UFG) é responsável pela coordenação e execução do recorte que está sendo desenvolvido em Goiás. O objetivo desse estudo é realizar o mapeamento da rede de cuidado da obesidade e capacitar os profissionais e gestores para o diagnóstico, prevenção e controle da obesidade no âmbito da Atenção Básica à Saúde do Estado de Goiás. As atividades da presente proposta contribuem para o aperfeiçoamento e qualificação da atenção nutricional, da organização dos serviços e gestão das ações de alimentação e nutrição por meio o desenvolvimento de pesquisas, realização de cursos de formação, seguido da divulgação e discussão com os atores envolvidos, além de avaliar e monitorar a efetividade das ações realizadas. No eixo pesquisa está prevista a participação de 172 municípios goianos.