Curso de Formação para Profissionais da Saúde - Plano Pedagógico

INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a obesidade como uma epidemia mundial condicionada principalmente pelo perfil alimentar e de atividade física. Também considerada como um fator que aumenta os riscos de desenvolver doenças crônicas em diferentes idades, como doenças cardiovasculares e diabetes.

As causas do sobrepeso e obesidade não são apenas individuais, mas também biopsicossocial, sendo o “ambiente” (político, econômico, social, cultural) influenciador para o aumento desse índice. A prevenção e o tratamento desses agravos requerem medidas complexas, uma atuação articulada entre os vários setores da sociedade que contribuam para que indivíduos e coletividades possam adotar modos de vida saudáveis (DAB, 2019). O combate da obesidade exige o fortalecimento de ações voltadas à promoção da saúde, à prevenção, ao diagnóstico e o tratamento da obesidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com estratégias eficazes de gestão, monitoramento e avaliação no cuidado nutricional e de atividade física.

A proposta deste curso é capacitar os profissionais da saúde para o diagnóstico, prevenção e controle da obesidade no âmbito da Atenção Básica à Saúde do Estado de Goiás. O curso será semipresencial com supervisão direta de tutores no conteúdo prático do curso. Serão utilizadas metodologias ativas fundamentadas no princípio da educação permanente. 

As atividades da presente proposta contribuirão para o aperfeiçoamento e qualificação da atenção nutricional, da organização dos serviços e gestão das ações de alimentação e nutrição por meio da realização do curso de formação, seguido da divulgação e discussão com os atores envolvidos, além da

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Qualificar os profissionais para o diagnóstico, prevenção e controle do sobrepeso e obesidade no âmbito da atenção básica de saúde do estado de Goiás.

 

Objetivos Específicos

O  aluno deverá ser capazes de:

  • Organizar a atenção básica do cuidado para o enfrentamento da obesidade na perspectiva do indivíduo, família e comunidade;
  • Utilizar estratégias que visem o cuidado humanizado e integral no SUS;
  • Fomentar iniciativas locais de articulação intrassetorial e intersetorial para a promoção da saúde, prevenção e tratamento da obesidade;
  • Elaborar um plano de ação para enfrentamento do sobrepeso e obesidade com base nos dados do sistema de vigilância alimentar e nutricional, disponibilidade e acesso a alimentos adequados e saudáveis, rede de atenção em saúde na perspectiva da linha de cuidado da obesidade na atenção básica.

 

PERFIL DO EGRESSO

Ao final do curso, o discente estará apto para:

  • Promover ações de articulação intrassetorial e intersetorial para a promoção da saúde, prevenção e tratamento da obesidade;
  • Tomar decisão para o cuidado integral dos indivíduos e coletividades, no contexto das ações de alimentação e nutrição e da promoção de práticas corporais, com ênfase no enfrentamento da obesidade;
  • Produzir e divulgar conhecimento para promoção da saúde, prevenção, tratamento e manejo da obesidade;
  • Elaborar o plano de ação interprofissional de enfrentamento da obesidade.

  

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade semipresencial conforme divisão de carga horário definida na matriz curricular. Serão sete módulos em modalidade EaD e três encontros presenciais (total de 20 horas).

As condições necessárias para a realização do curso são ter acesso à internet, a computador e/ou celular smartfone.

A cada mês será disponibilizado um módulo com conteúdo interativo apresentando além do texto base, vídeos, links, quiz, jogos, dentre outros. O participante deverá realizar todas as atividades solicitadas pois estas comporão a nota final e são de suma importância para o objetivo final do curso. No último módulo o participante apresentará os resultados obtidos no monitoramento, bem como as fortalezas e fraquezas do processo. Esses resultados serão também discutidos no último encontro que ocorrerá na modalidade presencial conforme descrito na matriz curricular abaixo. As referências serão disponibilizadas na plataforma de estudo. 

 

Matriz Curricular

Para subsidiar o alcance dos objetivos, o conteúdo do curso foi organizado em 7 módulos e está apresentado no Quadro 1.

 

Quadro 1. Estrutura do curso para profissionais da saúde. 

 

Módulo

Conteúdo

Carga horária

1 - Conhecendo o problema: epidemiologia da obesidade.

Aula presencial

Problematização da realidade e diagnóstico dos municípios; Apresentação do curso e pactuação da proposta; Instruções e primeiro acesso à Plataforma Moodle IPÊ UFG; Apresentação dos Planos de Ações dos Gestores e Controle Social.

 

EAD 

Epidemiologia da obesidade; Introdução aos Determinantes Sociais da Obesidade; Sistemas de informações em saúde no contexto da PNAN e diagnóstico da obesidade; Considerações sobre o território.

 

CH Presencial: 4h
CH Teórica: 6h
CH Prática: 9h

2 - Ações de Alimentação e Nutrição e a Rede de Atenção à Saúde.

EAD 

Conhecendo a Política de Alimentação e Nutrição e a Organização da Atenção Nutricional; Redes de Atenção à Saúde; Linha de cuidado da obesidade.

 


CH Teórica: 6h
CH Prática: 12h

3 - Sistemas Alimentares

EAD 

Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional; Dinâmica dos Sistemas de Produção e Abastecimento; Soberania alimentar; Ambiente alimentar, Determinantes Comerciais e Econômicos das Escolhas Alimentares, Comportamento Alimentar e Interação com o Ambiente.

 

CH Teórica: 7h
CH Prática: 15h

4 - Promoção da Alimentação Adequada e Saudável

EAD 

O que é Alimentação Adequada e Saudável; Guia Alimentar para População Brasileira; Política Nacional de Alimentação e Nutrição: Caminhos para a Promoção da Alimentação Saudável e Adequada; A Educação Alimentar e Nutricional (EAN); Planejando ações de Educação Alimentar e Nutricional; Efetivando as ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável; Educação Popular em Saúde.

 

CH Teórica: 7h
CH Prática: 15h

5 - Abordagens Coletivas, Inovadoras, Participativas e Efetivas.

Aula presencial

Resgate dos conteúdos anteriores e avaliação do curso; Mecanismos de Planejamento; Compartilhando conhecimentos sobre o Guia Alimentar; Implementando o Guia Alimentar.

 

EAD 

Ações coletivas, inovadoras e efetivas; Fundamentos das abordagens participativas; Ações coletivas na APS; Peculiaridades da abordagem em grupo da pessoa com obesidade na APS.

 


CH Presencial: 8h
CH Teórica: 6h
CH Prática: 12h

 

6 - Nutrição Comportamental, Práticas Corporais e Atividades Físicas e Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária.

EAD 

Nutrição Comportamental - Avaliação e mudança do comportamento no enfrentamento da obesidade; Práticas corporais e atividade física; Práticas integrativas e complementares; Possibilidade de utilização dessas temáticas na Atenção Primária como parte das ações de enfrentamento da obesidade e promoção da saúde.

 

CH Teórica: 7h
CH Prática: 23h

7 - Desenvolvimento de proposta de Plano de ação para enfrentamento da obesidade, implementação e monitoramento

Fase de elaboração, implementação e monitoramento do Plano de ação. 

 

Aula Presencial

Apresentação dos Planos de ação e monitoramento;
Planejamento da continuidade das ações EaD; Avaliação do curso.

CH Prática: 40h
CH Presencial: 8h

Carga horária total

185 h

 

AVALIAÇÃO

Avaliação da Aprendizagem

O aluno será avaliado pelas respostas postadas na plataforma EaD (ao longo do processo), participação nos fóruns e elaboração do plano de ação de implementação da linha de cuidado da obesidade.

 

Avaliação do Curso

Os discentes realizarão a avaliação o curso por meio de preenchimento de questionário padronizado na plataforma online.

 

CERTIFICAÇÃO

O certificado de conclusão do curso serão emitidos pela Universidade Federal de Goiás aos que cumprirem os requisitos de frequência de participação nos cursos superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total.

 

REFERÊNCIAS

OMS. Organização Mundial de Saúde. 2006. Disponível em http://www.who.int/en/. Acesso: 09/04/2019

DAB. Departamento de Atenção Básica. 2019. Disponível em http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_promocao_da_saude.php?conteudo=excesso Acesso: 09/04/2019

DIAS, Patricia Camacho et al. Obesidade e políticas públicas: concepções e estratégias adotadas pelo governo brasileiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, p. e00006016, 2017.

World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Gene - va: World Health Organization; 2000. (WHO Technical Report Series, 894).

Swinburn B, Egger G, Raza F. Dissecting obesogenic environments: the development and application of a framework for identifying and prioritizing environmental interventions for obesity. Prev Med 1999; 29:563-70

Swinburn B, Kraak V, Rutter H, Vandevijvere S, Lobstein T, Sacks G, et al. Strengthening of accountability systems to create healthy food environments and reduce global obesity. Lancet 2015; 385:2534-45.

Sichieri R, Souza RA. Estratégias para prevenção da obesidade em crianças e adolescentes. Cad Saúde Pública 2008; 24 Suppl 2:S209-34.

Wanderley EM, Ferreira VA. Obesidade: uma perspectiva plural. Ciênc Saúde Coletiva 2010; 15:185-94.