protocolo

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Sobrepeso e Obesidade em Adultos

Ministério da Saúde publicou, após recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Sobrepeso e Obesidade em Adultos.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), vinculada ao Ministério da Saúde, lançou o Relatório de Recomendação nº 567 – Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Sobrepeso e Obesidade em Adultos após a realização do processo de Consulta Pública, ocorrida em 20 de julho a 10 de agosto deste ano. Esse documento tem como objetivo reunir informações sobre o diagnóstico e rastreamento da doença.

O Protocolo conta com informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da condição de sobrepeso e obesidade. Apresenta informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2019 (VIGITEL) sobre a prevalência da obesidade em adultos em todo o mundo. No caso do Brasil, destaca que “a atenção ao indivíduo com sobrepeso ou obesidade necessita de ação contínua de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) para identificação dos casos, estratificação de risco e organização da oferta de cuidado. A VAN pode ser realizada em todos os pontos de atenção da rede, desde a Atenção Primária em Saúde (APS) até a Atenção hospitalar”.

Na parte de Alimentação, o documento destaca a importância do Guia Alimentar para a População Brasileira, com instruções que incentivam a ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados.

Além disso, traz recomendações para gestores, profissionais e usuários sobre a importância de práticas de cuidados multiprofissionais, integrais e longitudinais; medidas para a redução de peso, como hábitos alimentares e exercícios físicos e os cuidados no acompanhamento.

Clique aqui para ter acesso ao documento na íntegra

Categorias: notícias